Autocuidado - Área Pacientes

logoAutocuidado - Área Pacienteslogo

O Autocuidado revela-se como uma das ferramentas mais importantes nos cuidados em saúde. A cada momento será inserida mais e mais informações e conteúdos que o auxiliarão na prática do autocuidado apoiado ao paciente e também aos familiares e cuidadores.

SEJA PROTAGONISTA DE SUA SAÚDE!

Você encontrará nas nossas sub-páginas abaixo informações importantes para o autocuidado. Entre em cada uma delas e aproveite para se informar sobre o problema de saúde seu ou de familiares.

Fique atento e contribua com temas para diversificar as informações sobre os cuidados farmacêuticos utilizando nossos canais como o chat ao vivo (Jivochat®), a página de Contatos preenchendo nosso formulário, pelo e-mail autocuidadofarm.eduardosilva@gmail.com ou por mensagem do Whatsapp® ou Telegram pelo 91987412365. Fique a vontade!


Lançamento da nossa primeira obra - Livro I do Autocuidado Apoiado Farmacêutico para Pacientes

Livro

Já está disponível a 2ª edição do LIVRO I DO AUTOCUIDADO PARA PACIENTES, para recebê-lo GRATUITAMENTE, CLIQUE AQUI . 

Se tiver dúvidas sobre como adquirir esse produto do site envie-nos um e-mail para autocuidadofarm.eduardosilva@gmail.com mande mensagem no Whatsapp ou Telegram para (91) 987412365.

Ou ainda se quiser uma edição física com capa estilizada clique em AUTOCUIDADO APOIADO FARMACÊUTICO - CLUBE DOS AUTORES e tenha acesso ao Livro I, podendo ser adquirido tanto no boleto como nos cartões de crédito e débito. Aproveite!

LIVRO I SEGUNDA EDIÇÃO

Características

Número de páginas: 41
Edição: 2ª.(2020)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Espiral c/ acetato
Tipo de papel: Offset 75g

A aquisição pode ser feita por cartão ou por boleto. Aproveite e seja o PROTAGONISTA de sua saúde!


  

logo INFORMAÇÕES EM SAÚDE - VEJA ABAIXO

  • Uso de máscaras em aeroportos e em aeronaves (26/03/2021)

Esta valendo desde o dia 25/03/2021 a obrigatoriedade de máscaras conforme modelo e determinação da ANVISA para transitar em aeroportos e aeronaves conforme a RESOLUÇÃO RDC Nº 477, DE 11 DE MARÇO DE 2021 para proteção contra o COVID-19.

  • Máscaras caseiras para o COVID-19 - ("EU PROTEJO VOCÊ E VOCÊ ME PROTEGE") (03/04/2020)

Disponível a Nota técnica sobre uso de máscara caseiras . Informe-se e proteja-se pois agora o AUTOCUIDADO INDIVIDUAL e de pessoas ao nosso redor é muito mais importante ainda como ferramenta contra o Novo Coronavírus (CoV-2). #Masks4All.

  • Escabiose e os cuidados que devemos ter. (28/01/2020)

Disponível para download materiais para você baixar sobre o que é escabiose e os cuidados que devem ser tomados aqui e também por aqui .

  • Qual a importância do hemograma completo? (23/10/2019) 

Quem na verdade nunca realizou um hemograma completo? Um dos exames mais solicitados pelos profissionais médicos na rotina de consultas é este exame continua aqui

  • O seu direito a assistência farmacêutica no SUS - Falta de Medicamentos pode?(11/07/2019)

Quando falamos em assistência farmacêutica, termo com sentido amplo, quer dizer na verdade são processos, atividades ou meios em que o medicamento continua aqui...

  • Período de Chuvas Tomem Cuidados! (21/03/2019)

Na Amazônia, melhor definindo, no Pará,  as chuvas não cessam em nenhum dos períodos continua aqui...

  • Calculadoras com índices para controle de sua saúde

IMC, PAM, Clearence de Creatinina, Relação Cintura-Quadril, IAC aqui... 

  • Diabetes e tratamento com Insulina

Dados sobre os critérios de classificação e informações sobre a insulinoterapia aqui...

  • Dor de Ouvido

Ou otalgia, um sintoma nada agradável e que pode esconder problemas mais complexos aqui...

  • Dismenorréia 

Ou menstruação difícil pode ocorrer antes ou depois aqui...

  • Gripes X Resfriados segundo Ministério da Saúde (MS)

Veja segundo o MS quais as diferenças e tratamento nesta página...

  • Alergias no nosso dia a dia

Entenda um pouco sobre as alergias nesse artigo produzido em nosso site aqui...

  • A Raiva Humana: Conhecendo para previnir

Conheça um pouco sobre a doença que tem causado mortes aqui na Região Amazônica causada por mamíferos entre eles o morcego aqui...

  • Dislipidemias e suas complicações

Tabelas com dados sobre os fatores de riscos cardiovasculares e recomendações dietéticas aqui...

  •  Arboviroses e os cuidados

Informações importantes sobre a Dengue, chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela aqui...

  • Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS)

Informações sobre HAS e dados importantes aqui...

  • Dor de dente

A dor de dente ou odontalgia perturbam o sono e a alimentação aqui...

  • Gripes e Resfriados para você entender melhor

 Com ilustrações mais didáticas você poderá entender melhor.  Acompanhe a tabela de vacinação nacional neste link...

  •  Renites o que fazer

 A renite é uma das afecções que mais incomodam seus portadores. Veja aqui ...

  • Links úteis

Acesse algumas informações ou instituições de saúde de forma mais acessível com esses links que disponibilizamos aqui...


Na parte de baixo do site você encontrará o link de acesso ao blog "Diabetes&Você" da Professora Mônica Lenzi com informações importantes sobre o Diabetes e como conviver com ele. Ela dá dicas em artigos e também em vídeos interessantes. Fique atento... 


Programa Farmácia Popular e Saúde Não Tem Preço

 Lista dos medicamentos do programa "Aqui tem Farmácia Popular" (Veja Aqui)

"Aqui tem Farmácia Popular" é um programa do governo federal em que alguns medicamentos (colesterol, renite, osteoporose, glaucoma, Doença de Parkinson e anticoncepcionais) e fraldas geriátricas são vendidos por um preço mais acessível ou medicamentos para asma, hipertensão e diabetes que são distribuídos gratuitamente por farmácias cadastradas nesse programa. A lista das farmácias cadastradas aqui no Pará encontra-se neste link. Com mais detalhes em momento oportuno daremos informações de quais documentos são necessários e dados que devem constar nas receitas para que você possa participar do programa sem qualquer problema. As receitas em via de regra valem por 180 dias com exceção dos medicamentos anticoncepcionais que valem 365 dias. Dúvidas procure o seu farmacêutico de confiança para maiores informações. Neste link informações sobre os tipos de fraldas disponíveis no Programa para auxiliá-lo na escolha.

Requisitos para dispensação no programa Aqui tem Farmácia Popular 

O link para acessar a página com os requisitos pode ser feito clicando aqui. Dúvidas entre na página de Contatos ou procure  um farmacêutico mais próximo de você.


Tirando suas dúvidas: "O que é mesmo..."
  • Serviços Farmacêuticos

Os serviços farmacêuticos são atribuições do profissional farmacêutico na garantia de realizar o pharmaceutical care ou seja os cuidados farmacêuticos ao paciente e/ou usuário de sistema de saúde publico quanto privado. Os serviços oferecidos podem variar dependendo do perfil farmacoepidemiológico, ou seja das doenças mais acometidas pela população de uma certa área ao redor do estabelecimento farmacêutico. Os serviços mais encontrados são:

  • Verificação de Pressão Arterial;
  • verificação de Glicemia:
  • Aplicação de Injetáveis e/ou Vacinas;
  • Acompanhamento e/ou aconselhamento farmacoterapêutico (consulta farmacêutica) com ou sem prescrição farmacêutica;
  • perfuração de lóbulo de orelha para colocação de brinco;
  • Nebulização;
  • Realização de pequenos curativos;
  • Revisão da farmacoterapia;
  • Controle de peso;
  • Cessação tabagica (controle do hábito de fumar) dentre outros.

 Atribuições Clínicas do Farmacêutico? (+ informações veja aqui)

Na Resolução nº 585, o Conselho Federal de Farmácia (CFF), aborda as atribuições clínicas do farmacêutico na prestação dos cuidados farmacêuticos, isto é, o que o profissional deve observar clinicamente no atendimento ao paciente de forma a direcionar qual a conduta terapêutica mais adequada como a prescrição de medicamentos isentos de prescrição médica, encaminhamento para outros profissionais de saúde e outras terapias não medicamentosas quando necessária. 

Na resolução nº 586, o CFF aborda quais os aspectos que devem ser observados na produção da prescrição farmacêutica, considerando as habilidades do profissional, os aspectos clínicos e as responsabilidades da atividade realizada pelo profissional farmacêuticos sem esquecer os limites técnicos e legais a serem observados.

  • Serviços de Aconselhamento ou Acompanhamento Farmacoterapêutico?

São serviços realizados a tempos pelo profissional farmacêutico em estabelecimentos farmacêuticos que agora contam com o apoio das resoluções nº 585 e 586 emitidas pelo CFF e regulamentadas pela Lei Federal 13.021/2014. As necessidades de saúde sempre levaram as pessoas procurarem por primeiro a farmácia, e assim com a presença ativa do profissional farmacêutico, as dúvidas e outras situações de saúde começaram a demandar um maior conhecimento clínico do farmacêutico além dos outros conhecimentos da acadêmia. Acompanhar a terapêutica medicamentosa é uma atividade necessária nos casos de doenças crônicas que segundo estudos demandam mais cuidados e uso contínuo de medicamentos pelos seus portadores. Assim os cuidados farmacêuticos se ampliam e mais e mais pessoas e demandas aparecem. Na dúvida sobre medicamentos procure um profissional de farmácia.

Há medicamentos que necessitam ter a sua dispensação e venda controlada devido a algumas alterações e danos que o uso sem controle pode causar a saúde do paciente. Algumas alterações podem afetar o sistema nervoso central, função cardiorespiratória, provocar danos congênitos em recém-nascidos, dependência física e psíquica entre outras causas. A portaria 344/98 dá as diretrizes de como esses produtos devem ser obtidos, transportados, comercializados e vendidos. Quando tiver dúvidas sobre as receitas, notificações e informações se o medicamento esta incluído nesta portaria, procure o seu farmacêutico de confiança para maiores informações.

Os antibióticos desde 2010 passaram a ter controle pela ANVISA e assim diante disso as receitas emitidas com antibiótico passaram a valer 10 dias da data de emissão. São necessárias duas vias sendo que a segunda fica retida na farmácia. Se tiver dúvidas se o medicamento prescrito esta incluído nesta portaria, procure o seu farmacêutico de confiança para maiores informações. A relação dos medicamentos é essa aqui !